Comparação entre programação estruturada e a POO

Neste tópico, iremos promover uma comparação entre a programação estrutura e a programação orientada a objetos, com o intuito de não só reforçar as características singulares de cada uma, mas também consolidar o que você já sabe em relação à elas.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que os dois tipos de programação possuem suas vantagens e desvantagens de uso pelos desenvolvedores. Além disso, determinar qual a melhor programação a ser utilizada pode depender do tipo de programa que será desenvolvido.

Então, preparado para aprender as diferenças entre elas? Observe a imagem a seguir!


Perceba que na programação estruturada as funções são utilizadas globalmente na aplicação, já na orientada a objetos, essas funções são aplicadas aos dados de cada objeto.

Agora, conhecendo os dois tipos de programação, observe que a programação estruturada, quando realizada corretamente, tem a probabilidade de ter o desempenho superior ao da orientada a objeto. Isso ocorre, pois ela é procedural e realizada em sequência, onde cada linha de código é executada logo após a outra, sem desvios. Ao contrário do que ocorre na programação orientada a objetos.

Notou que é possível analisar claramente as diferenças entre esses dois modos de programar quando falamos de dados?

Deste modo, você percebeu que os procedimentos (funções) são os mesmos, o que muda é onde eles são declarados.

Como a programação estruturada possui uma linguagem mais parecida com a da máquina, ela permite que o programador utilize melhor o desempenho do hardware, resultando em um código mais eficiente.

Convidamos você a assistir ao vídeo, para saber mais sobre o hardware e as peças que o compõem. Vamos lá!

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO 

Vamos agora falar sobre hardware e os principais componentes do computador? O hardware nada mais é que todas as peças que compõem o computador, como: a Placa Mãe, que é o principal componente do computador, pois nela são ligados todos os outros componentes, como o processador, memória, fonte etc.

Portanto, ligado à Placa Mãe, está o primeiro componente que abordaremos: o processador, que é a Unidade Central de Processamento. É nele onde o computador realiza as instruções de um programa.

Enquanto a memória RAM e ROM guardam informações para que os programas consigam funcionar. Sendo a memória RAM de acesso aleatório, que guardam as memórias voláteis, ou seja, nada fica armazenado nela depois que o computador é reiniciado. É nela que programas e arquivos são armazenados temporariamente para serem utilizados.

Já a memória ROM oferece dados apenas para leitura, armazenando firmwares, que controlam as funções mais básicas do dispositivo.

O Disco Rígido (ou Hard Disk em inglês, mais conhecido por suas siglas HD), por sua vez, armazena todos os arquivos existentes no computador como textos, imagens, músicas, fotos entre outros.

Agora que você está por dentro dos principais componentes de um computador, confira na sequência os pilares da programação orientada a objetos

No vídeo, você conheceu mais sobre o conceito de hardware, sobre tudo, observando os principais componentes do computador, isto é, a placa mãe, a memória RAM e ROM, o disco rígido e o processador.

Até aqui, analisamos as várias vantagens da programação estruturada. Mas você deve estar se perguntando, por que então utilizar a programação orientada a objetos?

Para trazer ainda mais benefícios quando falamos em desenvolver aplicações mais modernas. Pois, hoje em dia o hardware possui uma ótima capacidade de processamento. Logo, o desempenho da aplicação não é mais uma grande preocupação. Isso fez com que a POO se tornasse muito utilizada no mundo todo. Outra vantagem apresentada por esta programação é que ela possibilita reutilizar o código, além de ser um código muito próximo ao mundo real, o que fortaleceu o seu crescimento mundialmente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos de Linguagens de Programação e POO

Vantagens e desvantagens da linguagem Java