A Estrutura da Programação Orientada a Objetos
Agora que você compreendeu sobre a lógica por trás da programação estruturada, vamos entender como funciona a programação orientada?
Como você viu, as duas são um modo de programação, mas cada uma possui a sua própria lógica de funcionamento.
Enquanto a programação estruturada obedece a uma lógica de máquina, a programação orientada a objetos funciona de um modo mais similar ao raciocínio humano. Os seus códigos são organizados de acordo com objetos, e não processos, como no caso da programação estruturada.
Para ajudá-lo a compreender melhor, convidamos você a assistir o vídeo que preparamos sobre como surgiu a POO.
Confira o vídeo sobre a origem da programação orientada a objetos.
Perdeu algum detalhe? Confira o que foi abordado no vídeo.
Olá! Agora que você já sabe como funciona e qual a estrutura tanto da programação estruturada quanto da programação orientada a objetos, chegou o momento de compreender como surgiu a programação orientada a objetos. Vamos lá?
Ela foi desenvolvida na Noruega em meados de 1962 no Centro Norueguês de Computação (Norwegian Computing Center - NCC) da Universidade de Oslo.
Os pesquisadores Kristen Nygaard e Ole-Johan Dahl aceitaram o desafio de criar uma linguagem de simulação de eventos discretos.
De modo não surpreendente, eles decidiram batizar a linguagem de SIMULA. Mais tarde, devido a uma reformulação, ela foi chamada de SIMULA I e, em sua segunda e final versão, foi chamada de SIMULA 67. Esta última versão é reconhecida como a primeira linguagem de renome no que diz respeito ao universo da Orientação a Objetos.
Interessante não é mesmo?
Com isso, o surgimento da programação orientada a objetos aconteceu como forma de facilitar a programação, o que seria quase impossível com a programação estruturada.
De acordo com o vídeo, o modo de programar orientado a objetos surgiu da necessidade de deixar a programação mais fácil,possibilitandoaodesenvolvedor entregar um software que satisfaça completamente o cliente. Algo muito difícil e às vezes, quase impossível, com a programação estruturada.
Para que isso ocorra, é necessário que você, como programador, ensine a máquina a pensar como os seres humanos, mostrando como o nosso mundo funciona.
Comentários
Postar um comentário