Abstração na Linguagem de POO
Na POO, damos o nome de abstração para o processo de aproximar o mundo real do mundo da programação, sendo o seu objetivo, simplificar um problema difícil. Para isso, a abstração leva em conta os aspectos importantes de um determinado ponto de vista e desconsidera os aspectos restantes.
Assim como representado na imagem, a abstração é a criação de uma classe abstrata, que é uma classe incompleta, como se fosse um quebra-cabeça. Assim, esta classe não permite a criação de instâncias e obriga a implementação de todos os métodos da classe assinados como ‘abstract’
Resumindo, a abstração se concentra apenas nas informações que são importantes para o seu propósito. Dessa forma, ela mantém suas classes o mais simples possível, concentrando-se apenas no que é importante para uma determinada finalidade.
A abstração nada mais é do que você abstrair coisas, ou seja, quando você tem algo muito grande, mas não há necessidade de cadastrar todas as informações.
Vamos entender melhor este conceito a partir do seguinte exemplo:
Na prática
Vamos supor que você está desenvolvendo um código com a classe “ser humano”. Essa classe é composta por inúmeras variantes (atributos), como por exemplo: altura, peso, cor da pele, cor do olho, CPF, nome, endereço etc.
O objetivo do seu código é tratar o “ser humano” como cliente. Para cada cliente é preciso obter as informações de CPF, Nome e Endereço. As outras informações que pode obter na classe “ser humano”, como cor da pele, cor do olho, altura, peso etc. não são importantes para esta situação.
Portanto, podemos abstrair estas informações e considerar somente o que importa.
Saiba Mais
O vídeo Aula de Java - abstract, classes abstratas, explica um pouco mais o que é abstração, e introduz sobre o tema do nosso próximo tópico, o encapsulamento! Vale a pena conferir!
Comentários
Postar um comentário