Encapsulamento na Linguagem POO
Agora que já entendemos o que é abstração, vamos aprender sobre o encapsulamento. Ao encapsular algo, você está colocando um objeto dentro de um recipiente, igual a um remédio de cápsula.
Mas, afinal, qual é o propósito?
O encapsulamento é uma das principais técnicas da programação orientada a objetos. Quando você encapsula um objeto, você está criando uma proteção e um padrão. Com isso, o propósito é de proteger o desenvolvedor do código e o código do desenvolvedor.
Assim, quando você encapsula um objeto na POO, você está criando moldes padrão que fazem com que o conteúdo do objeto não importe. Você está determinando que o resultado será sempre o mesmo.
Observe abaixo a definição dos conceitos:
Conceito de encapsulamento
É a ação de ocultar partes independentes da implementação, permitindo construir partes invisíveis ao mundo exterior. Ok, mas se no fim eu estou ocultando detalhes do código, como que ele vai funcionar? A POO permite que você converse com esta cápsula, trocando informações entre o mundo externo e o objeto por meio de mensagens. Portanto, ao enviar mensagens para essa cápsula, você vai obter uma resposta, sem precisar entrar nela.
Mas não podemos esquecer de um importante detalhe! Para que haja esta troca de mensagens, precisamos desenvolver uma interface. É a interface que permite esta comunicação com o mundo externo.
Conceito de interface
É uma lista de serviços fornecidos por um componente. É o contato com o mundo exterior, que define o que pode ser feito com um objeto de determinada classe. Ou seja, a interface é uma classe composta apenas por métodos (não possui atributos).
Atenção
Encapsular não é obrigatório na POO, mas é uma ótima prática para produzir classes mais eficientes.
Anteriormente, você aprendeu sobre abstração, certo? Que nada mais é do que simplificar uma classe, se concentrando apenas em informações importantes e relevantes para o propósito do código.
No encapsulamento esse conceito é muito importante, já que os métodos da classe encapsulada serão abstratos, ou seja, os métodos abstratos são previstos ali, mas não são implementados na interface.
Para entender melhor esse processo, pense, por exemplo, nas máquinas de café expresso nas padarias.
Como ela é feita, não é algo que precisamos saber para poder obter o resultado do processo (nosso café quentinho). Por isso, a máquina é um objeto encapsulado, onde os ingredientes e o mecanismo do preparo do café ficam escondidos atrás da interface externa da máquina, composta por botões de comando (como ligar, desligar, tipos de bebida etc.) que auxiliam na preparação.
Saiba Mais
No vídeo Pilares da POO: Encapsulamento, você terá uma explicação complementar sobre esse pilar da POO. Vale a pena conferir!
Neste tópico, você compreendeu o conceito de encapsulamento e como ele é aplicado na POO. Contudo, a seguir, vamos aprender sobre outro conceito muito relevante para a programação orientada a objetos, a herança.
Comentários
Postar um comentário