Polimorfismo na Linguagem POO
E o polimorfismo? Você sabe o que é e como funciona?
O polimorfismo é um pilar da POO que é utilizado para que duas classes façam uso do mesmo método, implementando-o de formas diferentes. Ele permite que o programador desenvolva o código de forma ampla ao invés de perder muito tempo no desenvolvimento de códigos específicos. Ou seja, o polimorfismo permite que sistemas sejam escritos de forma a processar objetos que compartilham a mesma superclasse (classe já existente), como se eles fossem parte direta dela.
Por exemplo, na superclasse Animal, estabelecemos o método “emitir o som do objeto animal”, ou seja, os objetos pato, cachorro e gato devem emitir um som ao comando do método, mas cada um fará isso de um jeito diferente.
Agora, vejamos outro exemplo, onde foi desenvolvido um programa para o estudo que simula o modo de locomoção de animais com as classes Peixe, Anfíbio e Pássaro. Cada uma dessas classes é extensão da superclasse Animal, que possui o método “mover” e controla a localização destes seres. Para simular a locomoção, o programa manda a mesma mensagem (mover) a cada objeto. Porém, cada uma das classes (tipo de animais) responde ao comando de um jeito diferente: o peixe nada, o anfíbio pula e o pássaro voa.
Observe que nos exemplos apresentados, o polimorfismo foi este processo de implementar métodos (emitir som e mover) na superclasse Animal, para que as classes (pato, cachorro e gato; peixe, anfíbio e pássaro) possam obedecer a um mesmo comando, mesmo que de maneiras diferentes.
Comentários
Postar um comentário