Linguagem C#
Ok, mas como se lê este nome? C o quê? O nome é pronunciado como C Sharp! E a escolha deste nome causou uma grande confusão entre as pessoas, que acreditavam na semelhança do nome com o C++. Porém, está linguagem seria uma atualização do C++, como se fosse um C++++, entendeu? Mas calma aí, que não é bem esse o caminho!
Na verdade, o nome da linguagem foi escolhido, pois o símbolo # é utilizado para se referir ao sustenido, no meio musical. O sustenido indica meio tom acima de uma determinada nota musical. E já que o C# possui uma sintaxe elegante, expressiva e orientada a objetos, foi o nome escolhido pela Microsoft quando foi desenvolvida como parte da plataforma .NET.
A C# foi criada com base na linguagem C++, mas inseriu também alguns percursos de outras linguagens, como a Java e Object Pascal. A C# é uma linguagem multiparadigma e de tipagem (que não realiza conversões automaticamente, não permitindo que um mesmo dado seja tratado como se fosse de outro tipo).
A linguagem C# tem suas raízes em C, C++ e Java, adaptando os melhores recursos de cada linguagem para que seja possível acrescentar novas capacidades próprias.
Como ela foi criada com base em linguagens utilizadas mundialmente e muito bem desenvolvidas, os programadores podem aprender facilmente e de forma agradável.
Pois, apesar da sua sintaxe parecer um pouco complexa, ela é muito simples para pessoas que já são familiarizadas com linguagens C, C++ ou Java.
Além disso, é interessante comentar que essa linguagem foi desenvolvida por um grupo de pessoas que ajudou na criação, destacando-se Anders Hejlsberg, o mesmo que ajudou no desenvolvimento das linguagens Turbo Pascal e Delphi. Por eles não focarem em sua compatibilidade, a linguagem foi desenvolvida do zero, sendo a maioria das classes do framework .NET em C#
No código abaixo, analise uma classe desenvolvida em C#. Observe que as diferenças no código são poucas, mas a lógica da POO é a mesma, pois temos o objeto “cachorro” e os atributos “nome” e “idade”
Desta forma, você viu uma breve introdução voltada à linguagem C#, observando como ela foi criada e desenvolvida. Agora, no próximo tópico, vamos nos aprofundar nela, entendendo as suas principais características.

Comentários
Postar um comentário