Como POO fundamenta o passado
Assim como outros paradigmas tentam acentuar as vantagens e corrigir as falhas dos paradigmas anteriores, a POO fundamenta a programação procedural e modular.
A programação modular estrutura um programa em vários módulos. Do mesmo modo, a POO divide um programa em vários objetos interativos. Assim como os módulos ocultam representações de dados atrás de procedimentos, os objetos encapsulam seu estado por trás de suas interfaces. A POO empresta esse conceito de encapsulamento diretamente da programação modular. O encapsulamento difere muito da programação procedural. A programação procedural não encapsula dados. Em vez disso, os dados são abertos para todos os procedimentos acessarem. Ao contrário da programação procedural, a programação orientada a objetos acopla fortemente dados e comportamentos ao objeto. Você vai aprender mais a respeito do encapsulamento nos dias 2 e 3.
Embora os objetos sejam conceitualmente semelhantes aos módulos, eles diferem de várias maneiras importantes. Primeiro, os módulos não suportam extensão prontamente. A programação orientada a objetos introduz o conceito de herança para eliminar essa deficiência. A herança permite que você estenda e melhore suas classes facilmente. A herança também permite que você classifique suas classes. Você vai aprender mais a respeito da herança no Dia 4, “Herança: obtendo algo para nada” e no Dia 5, “Herança: hora de escrever algum código”.
A POO também acentua o conceito de polimorfismo, que ajuda a construir programas flexíveis, que não resistem à mudança. O polimorfismo acrescenta essa flexibilidade limpando o sistema de tipagem limitado do módulo. Você vai aprender mais a respeito do polimorfismo no Dia 6, “Polimorfismo: aprendendo a prever o futuro” e no Dia 7, “Polimorfismo: hora de escrever algum código”.
A POO certamente não inventou o encapsulamento e o polimorfismo. Em vez disso, a POO combina esses conceitos em um só lugar. Pegue a noção da POO de objetos e você reunirá essas tecnologias de uma maneira jamais feita.
Comentários
Postar um comentário