Reunindo tudo: classes e objetos

Pegue um objeto item, por exemplo. Um item tem uma descrição, id, preço unitário, quantidade e um desconto opcional. Um item saberá calcular seu preço descontado.

No mundo da POO, você diria que todos os objetos item são instâncias da classe Item. Uma classe Item poderia ser como segue:




Métodos como

public Item( String id, String description, int quantity, double price )

são chamados construtores. Os construtores inicializam um objeto durante sua criação Termo

Novo Termo Construtores são métodos usados para inicializar objetos durante sua instanciação. Você chama a criação de objetos de instanciação porque ela cria uma instância do objeto da classe.

No construtor e por todo o exemplo Item, você pode notar o uso de this, thi s é uma referência que aponta para a instância do objeto. ada objeto tem sua própria referência para si mesmo. A instância usa essa referência para acessar suas próprias variáveis e métodos.

Métodos como 

setDiscount(), getDescription() e getAdjustedTotal () 

são todos comportamentos da classe Item que retomam ou configuram atributos. Quando um caixa quer totalizar o carrinho, ele simplesmente pega cada item e envia ao objeto a mensagem  getAdjustedTotal ().

unit-price, discount, quantity, description e id são todas variáveis internas da classe Item Esses valores compreendem o estado do objeto. O estado de um objeto pode variar com o tempo. Por exemplo, ao fazer compras, um consumidor pode aplicar um cupom ao item. Aplicar um cupom ao item mudará o estado do item, pois isso mudará o valor de di scount. 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos de Linguagens de Programação e POO

Comparação entre programação estruturada e a POO

Vantagens e desvantagens da linguagem Java