Armadilhas da POO

Quando você aprende OO pela primeira vez, existem quatro armadilhas que precisa evitar.

Armadilha 1: pensar na POO simplesmente como uma linguagem

Frequentemente, as pessoas equiparam linguagens orientadas a objetos com a POO. O erro surge ao supor que você está programando de maneira orientada a objetos simplesmente porque usa uma linguagem orientada a objetos. Nada poderia estar mais distante da realidade. 

A POO é muito mais do que simplesmente usar uma linguagem orientada a objetos ou conhecer certo conjunto de definições. Você pode escrever código horrivelmente não orientado a objetos em uma linguagem orientada a objetos. A verdadeira POO é um estado da mente que exige que você veja seus problemas como um grupo de objetos e use encapsulamento, herança e polimorfismo corretamente. 

Infelizmente, muitas empresas e programadores supõem que, se simplesmente usarem uma linguagem orientada a objetos, se beneficiarão de todas as vantagens que a POO oferece. Quando falham, elas tentam culpar a tecnologia e não o fato de que não treinaram seus funcionários corretamente, ou que agarraram um conceito de programação popular sem entender realmente o que ele significava. 

Armadilha 2: medo da reutilização

Você deve aprender a reutilizar código. Aprender a reutilizar sem culpa freqüentemente é uma das lições mais difíceis de aprender, quando você escolhe a POO pela primeira vez. Três problemas levam a essa dificuldade. 

Primeiro, os programadores gostam de criar. Se você olhar a reutilização de modo errado, ela parecerá afastar algumas das alegrias da criação. Entretanto, você precisa lembrar que está reutilizando partes para criar algo maior. Pode não parecer interessante reutilizar um componente, mas isso permitirá que você construa algo ainda melhor. 

Segundo, muitos programadores sofrem do sentimento de ‘não escrito aqui’— significando que eles não confiam no software que não escreveram. Se um software é bem testado e atende sua necessidade, você deve reutilizá-lo. Não rejeite um componente porque você não o escreveu. Lembre-se de que reutilizar um componente o liberará para escrever outro software maravilhoso. 

Armadilha 3: pensar na 00 como uma solução para tudo

Embora a POO ofereça muitas vantagens, ela não é a solução para tudo no mundo da programação. Existem ocasiões em que você não deve usar OO. Você ainda precisa usar bom senso na escolha da ferramenta correta para o trabalho a ser feito. Mais importante, a POO não garante o sucesso de seu projeto. Seu projeto não terá sucesso automaticamente, apenas porque você usa uma linguagem 00. O sucesso aparece somente com planejamento, projeto e codificação cuidadosos.

Armadilha 4: programação egoísta

Não seja egoísta quando programar. Assim como você deve aprender a reutilizar, também deve aprender a compartilhar o código que cria. Compartilhar significa que você encorajará outros desenvolvedores a usarem suas classes. Entretanto, compartilhar também significa que você tornará fácil para outros reutilizarem essas classes.

Lembre-se dos outros desenvolvedores quando você programar. Faça interfaces limpas e inteligíveis. Mais importante, escreva a documentação. Documente suposições, parâmetros de métodos, documente o máximo que você puder. As pessoas não reutilizarão o que não podem encontrar ou entender.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos de Linguagens de Programação e POO

Comparação entre programação estruturada e a POO

Vantagens e desvantagens da linguagem Java