Identificando os atores

O primeiro passo na definição de seus casos de uso é definir os atores que usarão o sistema.

Novo Termo: Um ator é tudo que interage com o sistema. Pode ser um usuário humano, outro sistema de computador ou um chimpanzé. 

Você precisa pedir aos seus clientes para que descrevam os usuários do sistema. As perguntas podem incluir as seguintes:

• Quem principalmente usará o sistema?

• Existem outros sistemas que usarão o sistema? Por exemplo, existem quaisquer usuários que não são seres humanos?

• O sistema se comunicará com qualquer outro sistema? Por exemplo, há um banco de dados já existente que você precise integrar?

• O sistema responde ao estímulo gerado por alguém que não seja usuário? Por exemplo, o sistema precisa fazer algo em certo dia de cada mês? Um estímulo pode ser proveniente de fontes normalmente não consideradas ao se pensar do ponto de vista puramente do usuário.

Considere uma loja da Web on-line. Uma loja on-line permite que usuários convidados naveguem pelo catálogo de produtos, verifique o preço dos itens e solicite mais informações. A loja também permite que usuários registrados comprem itens, assim como controla seus pedidos e mantém informações dos usuários. 

A partir dessa breve descrição, você pode identificar dois atores: usuários convidados e usuários registrados. Cada um desses dois atores interage com o sistema.

A Figura 9.4 ilustra a notação UML para um ator: um desenho de pessoa com um nome. Você deve dar a cada um de seus atores um nome não ambíguo.


          Figura 9.4 - Os atores na UML.        


É importante evitar confusão ao nomear seus atores. Dê a cada ator um nome que identifique exclusivamente o ator.

Uma boa atribuição de nomes é fundamental. Os nomes devem ser simples e fáceis de lembrar

É importante notar que determinado usuário do sistema pode assumir o papel de muitos atores diferentes. Um ator é um papel. Por exemplo, um usuário poderia entrar no site como convidado, mas posteriormente se conectar como registrado para poder fazer uma compra.

Um usuário pode assumir muitos papéis diferentes enquanto interage com um sistema. Um ator descreve o papel que o usuário pode assumir enquanto interage com o sistema.

Quando você começar a definir seus casos de uso, crie uma lista preliminar de atores. Não se atrapalhe ao identificar os atores. Será difícil descobrir todos os atores na primeira vez.

Em vez disso, encontre atores suficientes para começar e adicione os outros à medida que os descobrir.

Os atores são os instigadores de casos de uso. Agora que você já identificou alguns atores, pode começar a definir os casos de uso que eles executam. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos de Linguagens de Programação e POO

Comparação entre programação estruturada e a POO

Vantagens e desvantagens da linguagem Java