Usando casos de estudo para descobrir o uso do sistema
Ao começar a analisar um problema, você primeiro precisa entender como seus usuários utilizarão ou interagirão com o sistema. Esses usos compreendem os requisitos do sistema e prescrevem o sistema que você cria. Atendendo os requisitos de seus usuários, você produz um sistema útil.
Novo Termo Os requisitos são os recursos ou características que o sistema deve ter para resolver determinado problema.
Novo Termo Um modo de descobrir esses usos é através de análise de casos de uso. Através da análise você definirá vários casos de uso. Um caso de uso descreve como um usuário vai interagir com o sistema.
Novo Termo Análise de casos de uso é o processo de descoberta de casos de uso através da criação de cenários e histórias com usuários em potencial ou existentes de um sistema
Novo Termo Um caso de uso descreve a interação entre o usuário do sistema e o sistema — como o usuário utilizará o sistema do seu próprio ponto de vista.
A criação de casos de uso é um processo iterativo. Existem vários passos que você deve dar durante cada iteração, para formalizar seus casos de uso. Para definir seus casos de uso, você deve:
1. Identificar os atores.
2. Criar uma lista preliminar de casos de uso.
3. Refinar e nomear os casos de uso.
4. Definir a seqüência de eventos de cada caso de uso.
5. Modelar seus casos de uso.
Você não cria casos de uso no vácuo! Enquanto deriva seus casos de uso, você deve consultar aqueles que utilizarão o sistema — seus clientes. A participação do cliente é absolutamente fundamental para se descobrir os casos de uso (a não ser que você esteja escrevendo o software para si mesmo).
Seus clientes são os especialistas do domínio. Eles conhecem bem seu espaço de atuação e sabem do que precisam em seu software. Sempre se certifique de contar com o conhecimento deles e usá-lo para orientar os requisitos de seu software.
Fazer os usuários comporem histórias sobre seu dia ideal de interação com o sistema pode ser uma boa maneira de quebrar o gelo nessa atividade.
Antes de continuar com o dia, é importante dizer que os exemplos não tentam realizar uma análise completa de um site da Web on-line. Em vez disso, os exemplos ensinam os passos que você dará enquanto realizar uma análise real. Assim, muitos casos de uso serão omitidos.
Comentários
Postar um comentário