Diagramas de interação
Os diagramas de caso de uso ajudam a modelar os relacionamentos entre casos de uso. Os diagramas de interação ajudam a capturar as interações entre os vários atores participantes do sistema.
Vamos expandir os casos de uso que vimos anteriormente. Vamos adicionar um novo ator, o representante de serviço ao cliente. Frequentemente, um usuário registrado pode se esquecer de sua senha. O representante de serviço ao cliente está lá para ajudar o usuário a reaver o acesso à sua conta. Vamos criar um novo caso de uso, Senha Esquecida’
Um usuário registrado liga para o representante de serviço ao cliente e informa ao representante que perdeu sua senha. O representante de serviço ao cliente pega o nome completo do usuário e extrai as informações de conta do usuário. O representante de serviço ao cliente faz então várias perguntas ao usuário registrado, para estabelecer sua identidade. Após passar por várias interpelações, o representante de serviço ao cliente exclui a senha antiga e cria uma nova. Então, o usuário recebe a nova senha por e-mail.
Esse caso de uso também pode ser descrito como segue:
• Senha Esquecida
1. O usuário registrado liga para o representante de serviço ao cliente.
2. O usuário registrado fornece o nome completo.
3. O representante de serviço ao cliente recupera as informações do cliente.
4. O usuário registrado responde a várias perguntas de identificação.
5. O representante de serviço ao cliente cria uma nova senha.
6. O usuário recebe a nova senha por e-mail
• Condições prévias
• O usuário esqueceu sua senha
• Condições posteriores
• Uma nova senha é enviada por e-mail ao usuário
• Alternativa: a identificação falhou
O usuário pode falhar em responder corretamente as perguntas de identificação no passo 4. Se assim for, a chamada terminará.
• Alternativa: usuário não encontrado
No passo 2, o nome fornecido pode não ser o de um usuário conhecido. Se assim for, o representante de serviço ao cliente se oferecerá para registrar o usuário chamador.
Existem dois tipos de diagramas de interação: diagramas de sequência e diagramas de colaboração. Vamos explorar cada um deles.
Comentários
Postar um comentário