Diagramas de interação

Os diagramas de caso de uso ajudam a modelar os relacionamentos entre casos de uso. Os diagramas de interação ajudam a capturar as interações entre os vários atores participantes do sistema.

Vamos expandir os casos de uso que vimos anteriormente. Vamos adicionar um novo ator, o representante de serviço ao cliente. Frequentemente, um usuário registrado pode se esquecer de sua senha. O representante de serviço ao cliente está lá para ajudar o usuário a reaver o acesso à sua conta. Vamos criar um novo caso de uso, Senha Esquecida’

Um usuário registrado liga para o representante de serviço ao cliente e informa ao representante que perdeu sua senha. O representante de serviço ao cliente pega o nome completo do usuário e extrai as informações de conta do usuário. O representante de serviço ao cliente faz então várias perguntas ao usuário registrado, para estabelecer sua identidade. Após passar por várias interpelações, o representante de serviço ao cliente exclui a senha antiga e cria uma nova. Então, o usuário recebe a nova senha por e-mail.

Esse caso de uso também pode ser descrito como segue:

• Senha Esquecida

1. O usuário registrado liga para o representante de serviço ao cliente. 

2. O usuário registrado fornece o nome completo. 

3. O representante de serviço ao cliente recupera as informações do cliente. 

4. O usuário registrado responde a várias perguntas de identificação. 

5. O representante de serviço ao cliente cria uma nova senha. 

6. O usuário recebe a nova senha por e-mail

• Condições prévias 

    • O usuário esqueceu sua senha

• Condições posteriores 

    • Uma nova senha é enviada por e-mail ao usuário

• Alternativa: a identificação falhou

O usuário pode falhar em responder corretamente as perguntas de identificação no passo 4. Se assim for, a chamada terminará. 

• Alternativa: usuário não encontrado

No passo 2, o nome fornecido pode não ser o de um usuário conhecido. Se assim for, o representante de serviço ao cliente se oferecerá para registrar o usuário chamador. 

Existem dois tipos de diagramas de interação: diagramas de sequência e diagramas de colaboração. Vamos explorar cada um deles.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos de Linguagens de Programação e POO

Comparação entre programação estruturada e a POO

Vantagens e desvantagens da linguagem Java